terça-feira, 18 de agosto de 2009

Frieza espiritual


Uma das coisas que tem afastado os jovens dos caminhos do Senhor é a frieza espiritual. Já vi muitos amigos meus nessa situação, mas também já passei por isso.

Sintomas: falta de vontade de ir à Igreja, de louvar, de orar, de ler a Bíblia, falta de compromisso e de interesse pelo serviço cristão, desânimo, aborrecimento com os irmãos, desgosto pela comunhão, abuso de tudo e de todos na Igreja, vulnerabilidade excessiva para o mundo e para ser engodado com seitas e heresias, aversão pela repreensão, busca constante por coisas novas e atraentes, crítica excessiva aos líderes e métodos em vigor na Igreja, etc.

Muitos crentes já são tão velhos na fé, mas têm um proceder cristão como de novos convertidos. Não dão bom testemunho, não estudam a Palavra de Deus ou nem sequer freqüentam os cultos. É o que podemos chamar de crente SSS (Salvo, Sentado e Satisfeito, sempre escutando aquele velho sermão do qual nada mais se lhe aproveita), ou crente PICOLÉ (tão frio espiritualmente, que a única coisa que consegue esquentar é o banco da igreja). São idosos no tempo de caminhada cristã, mas crianças no entendimento da Palavra e na vida espiritual.
“Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que, porém necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido.”
Hebreus 5:11,12


Esta passagem mostra o que esses crentes devem fazer: é preciso que aprendam novamente “os princípios elementares dos oráculos de Deus”! E o que viria a ser isto? Isto se refere àqueles conhecimentos que nos são transmitidos nos início da caminhada cristã, conhecimentos sobre como ser salvo. Crentes frios espiritualmente devem se questionar: “Sou ou não um salvo?”


Por experiência pessoal eu posso falar que, no momento da minha caminhada cristã em que eu estive mais insensível espiritualmente, foi que me questionei a respeito da minha salvação e descobri que eu não era salva. Mas foi através disso que Deus me alcançou e hoje tenho certeza da salvação. Não devemos nos iludir com o fato de sermos religiosos, de freqüentarmos uma igreja desde a infância, de não cometermos pecados tão grandes como os incrédulos depravados. Não é isso que nos garante a salvação.


Frieza espiritual é um pecado: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4 Ela nos acusa diante de Deus, de modo que ele fique contra nós.

Mas Deus é bom e fiel, providenciando também o meio de saída para que possamos fugir da apatia espiritual (Apocalipse 2:5a):
1. “Lembra-te, pois, donde caíste,
2. e arrepende-te,
3. e pratica as primeiras obras (...)”

Mas Deus também nos alerta se formos negligentes e permanecermos na apatia espiritual: “(...) e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.” Apocalipse 2:5b Deus é justo, nos dá oportunidades de mudar, mas também pune aqueles que permanecem rebeldes.

Ao ler essa mensagem, se você sentiu um incômodo no seu coração, pode ter certeza que é o seu pecado sendo confrontado.

Bom, se você não gostou de ser criticado, além de ser rebelde e insensível espiritualmente, você também é uma pessoa estúpida. Não sou eu que digo isto, mas a Bíblia: “Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.” Provérbios 9:8

Se você agradou-se da admoestação e passou a me amar por eu ter te exortado, então você é sábio.

* Se você é salvo e anda meio frio espiritualmente, espero que através desta repreensão você mude e cresça! “Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios 9:9

* Se você é salvo e vai bem espiritualmente, tome esta repreensão como advertência para que um dia você não chegue a este estágio. “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” I Coríntios 10:12

* Se você não é salvo, espero que este recado também sirva para conduzir-te à salvação.

Amém!

Em Cristo,
Débora Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem a opinião dos autores dos textos ou do blog. Não serão aceitos comentários anônimos, por favor, identifique-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...