terça-feira, 18 de agosto de 2009

Religião




O que é?
Religião (do grego re-ligo, que significa religar, reconciliar).
Só há sentido então falar em religião quando há um verdadeiro Deus a quem o homem possa se religar, ou então não tem nenhum valor. O ser de Deus é a base de toda religião. Se não existe um Deus, a religião é uma tolice e um mal.


“Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” Colossenses 2:8

Avalie a sua religião:

· A religião é verdadeira ou falsa de acordo com a sua maneira de olhar o conceito do verdadeiro Deus. O fundamento da verdadeira religião deve ter os pensamentos próprios a respeito de Deus. O homem que pensa certo de Deus não poderá errar muito em seus pensamentos sobre as outras coisas. Mil males brotam de conceitos errôneos a respeito de Deus. "O primeiro sinal da decadência de uma igreja é o abandono do alto conceito de Deus." (A.W. Tozer)


· Não é por que uma religião fala sobre Deus, que ela verdadeiramente seja de Deus! “Porque o evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida.” (João Calvino)

· A mera crença num ser supremo não basta. A religião verdadeira deve ser bem mais que isso. “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.” Tiago 2:19 Se você crê que Deus existe, uma força sobrenatural, criadora do Universo... Parabéns! Você ainda está pior que os demônios! Por que, como diz o versículo, eles crêem e estremecem. Há pessoas que sabem que Deus existe, mas insistem em não querer obedecer à vontade dele e tributar-lhe a glória e reverência devidas.

· "A verdadeira fé se apóia no caráter de Deus." (A. W. Tozer) Deus deve ser conhecido em seus gloriosos atributos que são revelados a nós na Bíblia. Sem conhecimento de Deus não pode haver aproximação. Como posso me religar a alguém sobre o qual eu nada sei, e me reconciliar com quem eu nem sequer conheço?

· Religião não é apenas um modo de pensar e de agir, não são princípios, doutrinas e rituais. Religião é reconciliação. Deve haver o novo nascimento, um encontro pessoal do homem pecador com o Deus Santo. “(...) se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5 A religião verdadeira é aquela que transforma o homem, adaptando-o à boa agradável e perfeita vontade de Deus; e não uma religião que inventa um deus flexível e ajustável às vontades humanas.

· A verdadeira religião deve ser firmada em Cristo. Cristo é a religião verdadeira. É ele quem nos religa, reconcilia com Deus. Sem a aceitação de Cristo não há sentido falar de religião. “(...) nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.” Romanos 5:1

· A verdadeira religião deve ser firmada na Bíblia, o livro que fala a respeito de Cristo. A Cristandade é a religião da Bíblia. A Cristandade é o povo que conhece e segue a Cristo. Sem este Livro, a Cristandade não pode ser perpetuada. Sem este livro só podemos saber que Deus existe, mas não será possível conhecer nada mais profundo a seu respeito. Onde não encontramos este Livro, não encontramos marcas de cristandade e não pode haver religião verdadeira. "A fé verdadeira é aquela que ouve a Palavra de Deus e descansa em Suas promessas." (João Calvino)


Em Cristo,
Débora Silva Costa

Baseado no livro Definição de Doutrina -- Volume I -- Claude Duvall Cole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem a opinião dos autores dos textos ou do blog. Não serão aceitos comentários anônimos, por favor, identifique-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...