quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SHEKINAH? O que é isso?

O que é?
Shekinah é proveniente do hebraico:
שכן Shakan = habitar
+
יה Yahh = Ja (Javé na forma reduzida)
=
שכניה Sh ̂ekanyah = habitação do Senhor

De onde vem?
O termo Shekinah é posterior à Bíblia. A partir do séc. XIII, os judeus cabalistas começaram a utilizar esta palavra na literatura rabínica com o sentido de glória.
Cabala é um sistema religioso-filosófico que investiga a natureza divina. É a vertente mística do judaísmo.

Shekinah = Glória?
Hoje em dia a palavra ainda é usada indicando a glória do Senhor. Mas esse significado é equivocado, já que glória em hebraico é Kavod (o peso da glória de Deus) e não Shekinah.
Essa tradução provavelmente surgiu de uma interpretação forçada:
habitação do Senhor --> presença do Senhor --> glória do Senhor.

Está na Bíblia?
A palavra Shekinah não aparece nos originais da Bíblia, escritos em grego e hebraico. Porém o conceito está no ensinamento de que Deus habita no meio do seu povo.
A variante mais próxima encontrada na Bíblia é Secanias (“o que habita com o SENHOR”), um personagem bíblico. Existem pelo menos quatro homens chamados Secanias na Bíblia.
Na Bíblia há somente “alusões” à Shekinah no meio do povo de Israel:

“E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles.”
Êxodo 25:8

Habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei o seu Deus”
Êxodo 29:45

Shekinah x Espírito Santo
Shekinah
; Do AT até Pentecostes -> Habitação Temporária -> Externa -> Local: Templo
Espírito Santo; Após Pentecostes -> Habitação Permanente -> Interna -> Local: Crente

E o que isso tem a ver comigo, enquanto crente?
A Shekinah (ou Espírito Santo):

* Salvou-nos (regenerou): "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo." Tito 3:5

* Santificou-nos (separa e torna santo): "Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade." 2 Tessaloniceses 2:13

* Selou-nos: "Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." Efésios 1:13 e 14* Habita-nos plena e permanentemente: "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19

* Enche-nos, capacitando para o serviço: "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito." Efésios 5:18

* Produz em nós frutos semelhantes aos de Cristo: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências." Gálatas 5:22 a 24
* Ilumina a nossa mente para compreendermos e aceitarmos as coisas de Cristo:
"Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. (...) Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios 2:11b, 12 e 14

* Intercede por nós: "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos." Romanos 8:26 e 27

* Guia-nos: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." Romanos 8:14

* Capacita-nos para o testemunho e o trabalho: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." Atos 1:8

* Distribui dons espirituais a todos os crentes: "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. (...) Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." 1 Coríntios 12: 4, 7 e 11* Promove comunhão entre os crentes: "Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias." Filipenses 2:1

(Estudo feito para reunião da diretoria da Mocidade Shekinah - Primeira Igreja Batista Regular de Crato em 28 de fevereiro de 2010)


Em Cristo,
Débora Silva Costa
.

Um comentário:

  1. pr.Welington de Carvalho31/12/2010 15:22

    Shekhinah (Pronúncia hebraica: [ʃe̞χiˈnä]) - termo com pronúncia mais próxima do termo hebraico שכינה - conhecido também como Shekiná em português (outras transliterações possíveis: Shekinah, Shechinah, Shekina, Shechina, Schechinah) designando, no judaísmo, a faceta da revelação divina aos homens, a "Divina Presença", sendo também considerada a face "feminina" e "materna" dela. O vocábulo "shechiná" não aparece na Bíblia Judaica nem no Novo Testamento, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica ש-כ-נ (sh-k-n), cujo significado é "habitar", "fazer morada". De acordo com a concepção cabalística e do ramo hassidísmo do judaísmo, a Shechiná é uma energia cósmica poderosíssima em si mesma, que habita no "interior" do Universo e vivifíca-o, sendo a sua "alma" ou "espírito".
    A Shechiná, como uma idéia concreta, aparece só na literatura Literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo "וְעָשׂוּ לִי מִקְדָּשׁ וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹכָם" - "e fareis um santuário para Mim, e habitarei no meio deles (dos israelitas)"[1];"וְשָׁכַנְתִּי בְּתוֹךְ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל, וְהָיִיתִי לָהֶם לֵאלֹהִים" - "e habitarei no meio dos filhos de Israel, e serei-lhes por Deus"[2]; e "יְהֹוָה צְבָאוֹת הַשֹּׁכֵן בְּהַר צִיּוֹן" - "o Eterno dos exércitos, aquele que habita em Sião"
    pr.welingtondecarvalho77@yahoo.com
    Boston.Massachussetts.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem a opinião dos autores dos textos ou do blog. Não serão aceitos comentários anônimos, por favor, identifique-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...