sábado, 19 de março de 2011

Realidade Alternativa


Numa madrugada dessas dei uma pausa num fichamento muito chato para bater um papo com um amigo via msn. Conversávamos sobre vários assuntos, principalmente sobre vida profissional, realizações e sonhos. Foi quando nos deparamos a refletir: "Como seria se a gente tivesse traçado outro caminho?" Foi até meio engraçado a gente filosofando altas horas da madruga, mas não deixa de ser um assunto sério: nós nunca deixamos de pensar na realidade alternativa.

Pelo menos comigo é assim. Volta e meia me pego pensando como teria sido se eu tivesse feito assim e não assado, se eu tivesse aproveitado aquele tempo com outra atividade, se eu tivesse dito aquilo àquela pessoa, se eu tivesse ido (ou não) àquele lugar, se... e por aí vai, a lista é infinita.

Por meio dessas divagações acabei chegando a algumas conclusões (não sei se são úteis pra minha vida, mas vamos lá): Se eu tivesse feito algumas escolhas diferentes, hoje:
* eu poderia estar fazendo faculdade em outro estado, longe da minha família;
* eu poderia nem estar fazendo faculdade (cheguei a pensar em desistir do curso depois de ter passado no vestibular e me matriculado! São algumas loucuras que a gente faz por causa de um namorado...);
* eu poderia talvez estar até casada (descalça e grávida... rsrs)!!! (Não que eu não queira me casar, pelo contrário, meu maior sonho é ter uma família, mas convenhamos que ainda sou um pouco nova pra isso... rsrs)

Mas graças a Deus que Ele muitas vezes não permite que sigamos o nosso enganoso coração. Graças a Deus!!!

Certo dia, conversando com uma garota (que eu já conhecia desde longos 15min... rs), ela me confessou que quando perdeu a avó que a criara, ela entrou em depressão e chegou a pensar em suicídio! Fiquei imaginando aquela moça jovem, alegre e super talentosa querendo tirar a própria vida, e então eu lhe disse: "Luiza, ainda bem que Deus não nos deixa fazer tudo o que queremos. Ainda bem!!! Por isso que eu não acredito nessa história de livre-arbítrio." E, realmente, é uma falsa liberdade, pois acabamos sendo escravos de nossas próprias vontades, que, se concretizadas, podem nos levar à ruína.

Voltando à "realidade alternativa" que debatíamos no msn, recordamo-nos das famosas pílulas de Morpheu, do filme Matrix: a azul, da ilusão, e a vermelha, da realidade. (Espero não ter trocado as [bolas] pílulas... rs)

A pílula azul é bastante tentadora. Oferece-nos a oportunidade de viver no mundo das idéias, cogitando "como seria se eu tivesse feito aquilo?" (futuro alternativo) ou "como será se eu fizer isso?" (futuro possível). E o melhor: livre de erros, decepções, mal entendidos, arrependimentos. Afinal, são só idéias, nada de práxis.

Mas a consciência de qualquer um apontaria para a pílula vermelha, pois todos sabemos que não é justo (nem com os outros, nem com nós mesmos) viver num mundo de ilusão. Quem vive de passado é museu. É preciso olhar pra frente, planejar o futuro. Melhor do que pensar "como teria sido?" é refletir "como será?".

Mas também devemos manter um equilíbrio: pensar e agir. Um não funciona sem o outro. Pensar sem agir é ilusão. Agir sem pensar é tolice.

Melhor que tudo isso é viver (e não apenas sonhar) confiando em Deus!

"... mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13 e 14


P.S.: Como teria sido se naquela madrugada eu não tivesse dado uma pausa no fichamento??? rsrs...



Em Cristo,
Débora Silva Costa

2 comentários:

  1. Bom... aí você não teria escrito este post, né?

    E eu não teria comentado.

    Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Bom...não sei se é bem isso que vc está falando, mas desde criança vivo em uma realidade alternativa. Eu vivo minha vida normalmente, mas tenho outra historia que vivo na minha mente, que logico, é bem mais interessante pois é uma forma de fulga da realidade. Tenho 28 anos...cheguei a pensar q fosse louca...pois eu deixa muitas vezes de fazer coisas para entrar nesse meu mundo imaginário...há algum mal nisso???

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem a opinião dos autores dos textos ou do blog. Não serão aceitos comentários anônimos, por favor, identifique-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...