domingo, 7 de setembro de 2014

#papocabeça - É errado "discutir religiosamente"?



Hoje li num texto: "Há evangélicos que não perdem tempo em discutir religiosamente a sexualidade, o aborto, as drogas; estes evangélicos estão mais preocupados em aceitar... "

É claro, tem coisas que não dá pra gente impor ou evitar, que acontecem e que vão piorar mais ainda. Mas mesmo que não tenhamos a liberdade de interferir na liberdade do outro, nós precisamos exigir pelo menos a nossa liberdade de discordar - e manter essa postura de quem não concorda com certas coisas, mas tolera.

"Discutir religiosamente" não é perda de tempo, nunca! Só é preciso ter moderação quando vem a interferir na legislação da vida em sociedade - estado laico (nesse caso, além de perda de tempo, não tem nada a ver!) Os padrões e valores da sociedade são outros e não posso querer que todos sigam a Bíblia à força. Pelo contrário, devo dar liberdade para que as pessoas, voluntariamente, ouçam a verdade, busquem a Deus e corrijam suas vidas pessoais (a salvação é individual, e não "Essa nação é do Senhor Jesus!").

Fora isso, religião tem que ser discutida, sim, nos nossos relacionamentos com os outros (principalmente!), porque pra o cristão a fé norteia tudo, e faz parte da sua própria identidade. Se não podemos falar do que acreditamos e do que somos, pra que essa liberdade então?

Querem afirmação e aceitação das identidades hoje em dia? Pois bem! Sou cristã, preocupe-se em me aceitar como sou, e não em discutir "secularmente" minha religião/estilo de vida!


Em Cristo,

Débora Silva Costa

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, Débora! Por que temos que aceitar os outros como são e as críticas que nos fazem e não temos a mesma postura dos outros?

    ResponderExcluir
  2. Pois é! A gente não quer privilégio, a gente quer justiça!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem a opinião dos autores dos textos ou do blog. Não serão aceitos comentários anônimos, por favor, identifique-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...